Banda


Como tudo começou até o lançamento de Portrait Of An American Family

Em 1989, Brian era um estudante da faculdade de jornalismo, foi ganhando experiência no ramo de artigos de música que escrevia para a revista de estilo de vida da Flórida, 25th Parallel a fim de conseguir o seu diploma. Foi nesse emprego que ele conheceu diversos músicos, muitos dos quais ao que seria comparado mais tarde, incluindo Trent Reznor, do Nine Inch Nails.

Ele conheceu Scott Putesky (Daisy Berkowitz) um pouco depois e, após mostrar a ele algumas das letras e poemas que tinha escrito, os dois pensaram em formar uma banda juntos. Brian, o guitarrista Putesky e o baixista Brian Tutunick (Olivia Newton Bundy) gravaram sua primeira fita demo como Marilyn Manson & the Spooky Kids no final de 1989. Pouco tempo depois eles se juntaram a Stephen Bier (Madonna Wayne Gacy); Bundy foi substituído por Brad Stewart (Gidget Gein). Em 1991, entra na banda como baterista Fred Streithorst (Sara Lee Lucas).

Os Spooky Kids' ganharam popularidade na área e suas performances eram feitas com visuais incomuns e chocantes. A banda costumava tomar elementos grotescos e teátricos, misturados com elementos de desenhos animados em seus shows. 

Em 1992 encurtaram o nome da banda para Marilyn Manson - até o verão de 1993, quando chamaram a atenção de Trent Reznor, que na época abriu sua própria gravadora, a Nothing Records.

Reznor ofereceu a Marilyn Manson um contrato com sua nova gravadora e a oportunidade de se apresentar com o Nine Inch Nails em sua turnê. A banda aceitou a oferta e as gravações para o seu primeiro álbum, Portrait of an American Family (que ainda não tinha esse título, oficialmente), começou em julho de 1993. Mesmo com o produtor Roli Mosimann, o álbum não foi bem divulgado e a dinâmica representativa de Marilyn Manson foi pobremente mostrada. Ao mesmo tempo, a banda estava tendo dificuldades com Gidget Gein, que começou a perder o controle no seu consumo de heroína.

Em outubro de 1993, Reznor concordou em refazer a produção no álbum de Marilyn Manson. Gein, que tinha sido hospitalizado após uma overdose, não foi convidado. Após sete semanas de regravações, o álbum (chamado oficialmente de Portrait of an American Family) estava pronto para ser lançado na Nothing Records. 
Na época, Gein recebeu uma carta dizendo que seus serviços não eram mais necessários pela banda, então foi substituído por Jeordie White (Twiggy Ramirez). Em dezembro de 1993, a banda tocou com Jack Off Jill, sendo esse o primeiro show de Twiggy como baixista.

Em março de 1995, a banda começou sua primeira turnê nacional, sendo essa a última turnê de Sara Lee Lucas na banda. Ele deixou a banda e foi substituído por Kenneth Wilson (Ginger Fish).

Smells Like Children e Antichrist Superstar

Em 1995, Marilyn Manson lança um EP de remixes chamado Smells Like Children. O álbum possui quinze faixas de covers, incluindo a versão de Sweet Dreams (Are Made of This), que foi, provavelmente, o primeiro hit da banda. 

A turnê de sete meses que veio depois durou enquanto a banda trabalhava em seu novo material, como Irresponsible Hate Anthem, Minute of Decay e Tourniquet.

Em Outubro 1996, Marilyn Manson lança seu segundo álbum de estúdio, Antichrist Superstar. O álbum foi gravado pela Nothing Studios com o próprio Trent Reznor como produtor executivo. Na época das gravações do álbum, envolveu experiências de privação de sono e uso de drogas quase constante, para criar o ambiente adequado para o álbum. Durante essa época, o antagonismo entre os membros era alto, o que causou a saída do guitarrista e co-fundador da banda, Daisy Berkowitz. 
Com a saída de Daisy da banda, Timothy Linton (Zim Zum) entrou depois de ter passado na audição e, quebrando com a tradição de seis anos de nomes de sex-symbols/serial killers. Zim Zum é derivado do Kabbalah, uma das maiores fontes de inspiração para o álbum.

O primeiro single do álbum foi "The Beautiful People", que teve um grande impacto nos gráficos de música alternativa, e criou uma antecipação suficiente para Antichrist Superstar, que ficou em terceiro lugar nas paradas. Manson (Brian Warner) apareceu na capa da revista Rolling Stone, que também premiou a banda como Banda Revelação em 1996. 
Um semestre depois, "Dead to the World Tour" foi a turnê mais longa e mais vasta que o grupo já tinha feito naquela época. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a banda recebia mais atenção do que nunca antes, e nem toda atenção era de uma forma positiva.

Em 10 de novembro de 1997, a banda lançou um EP chamado "Remix & Repent", com uma nova versão de "The Beautiful People", "Tourniquet", "Antichrist Superstar" e "Man that You Fear". Duas músicas que não foram postas no álbum Antichrist Superstar contribuíram para duas trilhas sonoras: "Apple of Sodom" para o filme Lost Highway e "The Suck for Your Solution" para a cinebiografia "Private Parts" de Howard Stern. 
Enquanto o ano estava acabando, Manson anunciou a publicação de seu primeiro livro, a autobiografia "The Long Hard Rooad Out of Hell", que foi lançada em fevereiro de 1998, junto com outro documentário da turnê mundial, um vídeo caseiro chamado "Dead to the World".

Mechanical Animals, Tiros em Columbine e Holy Wood (In The Shadow Of The Valley Of Death)

Manson durante a turnê Guns, God and Government World Tour

Em 15 de Setembro de 1998, Marilyn Manson lançou Mechanical Animals, um álbum com fortes influências em David Bowie. A promoção ao álbum pela gravadora Interscope foi massivo, incluindo um letreiro gigante de Manson como um extra-terrestre andrógino na Times Square, e repetidas aparições na MTV e outro canais para promover o disco e o single "The Dope Show"; impulsionado pelo sucesso de Antichrist Superstar e por esse empurrão da imprensa, o álbum ficou em primeiro lugar no gráfico da Billboard 200. A banda se deu uma nova imagem para esse álbum; deixando de lado o jeito sombrio do Antichrist Superstar e indo para uma morbidade oculta.

Nessa época, a banda voltou para Los Angeles permanentemente e Zim Zum foi substituído pelo guitarrista John Lowery (John 5). Após uma breve tour promocional, a banda começou a "Beautiful Monsters Tour", com Hole e Monster Magnet. A turnê, no entanto, seria problemática: no dia 1 de Março de 1999, as três bandas fizeram sua primeira apresentação em Spokane, Washington; em 14 de maio, Hole deixou a turnê e Manson, que tinha quebrado o tornozelo, foi forçado a adiar algumas performances. A turnê foi então renomeada para "Rock is Dead Tour" e tanto Jack Off Jill quanto Nashville Pussy foram chamadas para fazerem a abertura dos shows.

Menos de três semanas após o fim da turnê, dois estudantes (Eric Harris e Dylan Klebold) da Columbine High School em Littleton, Colorado, mataram treze pessoas, e então cometeram suicídio. Logo foi declarado que eles eram fãs de música e videogames "violentos". A atenção então se voltou para Manson. Mais tarde foi confirmado que Harris e Klebold não eram fãs da banda, mas mesmo assim o vocalista ainda estava levando toda a atenção negativa e culpa pelo ocorrido, sendo cada vez mais atacado pela mídia.

Em 28 de abril, em respeito as vítimas, Marilyn Manson cancelou as datas remanescentes da "Rock Is Dead tour", e não apareceria em Denver até o Ozzfest de 2001. A música "The Nobodies" de Manson foi diretamente inspirada pelo tiroteio.

O resto de 1999 e grande parte de 2000 foi um período de relativo silêncio vindo da parte de Marilyn Manson. A banda passou mais de um ano escrevendo silenciosamente e gravando num estúdio em Death Valley. Em 13 de novembro de 2000, Holy Wood (In the Shadow of the Valley of Death) foi lançado. Voltando ao obscuro e abrasivo som de Antichrist Superstar, grande parte do álbum foi escrito em resposta ao Massacre de Columbine.

Descrito pela banda como a terceira parte da trilogia que começou com Antichrist Superstar e continuou com Mechanical Animals, o seu tema principal é a exploração do relacionamento entre a morte e a fama na cultura americana; e suas letras fazem bastante referência à John F. Kennedy e Lee Harvey Oswald, John Lennon e Mark David Chapman, e até Abraham Lincoln e John Wilkes Booth. 
A turnê internacional "Guns, God and Government" foi baseada na fascinação da América por violência e o logo da turnê - um rifle e armas de mão colocadas de maneira a parecer uma cruz cristã - foi algo que Manson não fez questão de esconder, o que ele via como fonte dessa fascinação.

A banda também revelou que, com o conceito massivo da trilogia do álbum, Holy Wood serve como precedente para Mechanical Animals e Antichrist Superstar, apesar dos dois terem sidos lançados primeiro. Cada um dos três álbuns contém seu próprio enredo, distintos um dos outro, mas também conectados de uma maneira abstrata em uma quarta trama abrangente que engloba a todos.

The Golden Age of Grotesque, Eat Me, Drink Me e a volta de Twiggy Ramirez à banda

Manson durante a turnê Rape of the World Tour

Com o "tríplice" dos três álbuns anteriores completos, Marilyn Manson estava livre para começar um novo projeto. Em 2002, Jonathan Davis do Korn, convidou Manson para gravar vocais para a faixa que ele tinha tinha escrito, "Redeemer". A música, produzida por Jon e Richard Gibbs, foi lançada na trilha sonora de "Queen of the Damned". Após encontrar inspiração do Swing decadente dos anos 1920, a banda gravou "The Golden Age of Grotesque" e o álbum foi lançado em 13 de maio de 2003.

Evitando a profundidade das letras, o volume de simbolismos e os significados ocultos de Holy Wood, o novo álbum foi relativamente franco; numa metáfora estendida, Manson compara sua música, muitas vezes criticada, ao Kunst banido pelo regime Nazista. O novo membro Tim Skold, substituindo Twiggy Ramirez, adicionou uma nova dimensão para o som da banda; ele trouxe consigo uma batida heavy industrial. The Golden Age of Grotesque trouxe mais uma vez a originalidade por qual a banda Marilyn Manson se tornou conhecida. A banda estreou em primeiro lugar nas paradas de sucesso, vendendo mais de 118.000 cópias só na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos.

A "Grotesk Burlesk Tour", que veio a seguir, trouxe bastantes elementos do Kabarett Germânico as performances da banda. A arte elaborada por Gottfried Helnwein apareceu na limpeza de palco da banda, e os membros começaram a aparecer tanto no palco e fora dele, em ternos de grife e com estrelas da moda. John 5 foi substituído por Mark Chausee durante a turnê Against All Gods.

Até o final da turnê o guitarrista John 5 deixaria a banda. Houveram especulações quanto à sua demissão, porém o mesmo afirma ter saído por livre e espontânea vontade. Mesmo assim Manson comentaria mais tarde que demitiu John por considerá-lo um cara "legal demais" para tocar em sua banda.

Na época do Eat Me, Drink Me, a banda adotou um visual gótico, perceptível inclusive nas letras e performances ao vivo que evocavam morbidez e tristeza.

No começo de janeiro de 2006, o site oficial de Marilyn Manson foi atualizado várias vezes, adicionando um novo trabalho de arte e música, e fazendo referências obtusas à The Celebritarian Corporation, um movimento artístico liderado pelo Manson (Brian Warner). A propaganda apareceu com slogans como: "vamos vender nossa sombra para aqueles que estão nela" e "não procure a morte, procure a destruição".

O sexto álbum de estúdio da banda, Eat Me, Drink Me, foi lançado no dia 5 de junho de 2007, estreando em oitava posição nos Estados Unidos com mais de 88.000 de cópias vendidas. Lançado mais de quatro anos após "The Golden Age of Grotesque", Eat Me, Drink Me marcou outra mudança no estilo musical pelo qual a banda ficou famosa - optando por uma direção mais introspectiva. Uma nota memorável sobre o álbum é que foi escrito inteiramente por Manson e Skold num estúdio caseiro. O álbum também é o primeiro da banda sem Madonna Wayne Gacy (Pogo), fazendo de Manson o único membro original desde Portrait of an American Family. 

Em 9 de janeiro de 2008, Marilyn Manson postou um comunicado no MySpace confirmando que Twiggy Ramirez tinha voltado para a banda novamente, resultando na saída de Tim Skold.

The High End of Low e Born Villain

Manson durante a turnê Hey, Cruel World Tour

O sétimo álbum da banda começou a ser gravado após a conclusão da "Rape of the World Tour" em 2 de março de 2008. Manson disse: "após que o meu álbum de sucessos (Lest We Forget: the Best Of) saiu, eu tirei uma longa folga da música porque foi um período no qual eu não tinha ideia de quem eu queria ser. Eu deixei a música por um tempo, mas isso não foi um erro que eu queira repetir no futuro". Durante uma entrevista exclusiva nomeada "Everyone Will Suffer Now", Manson compartilhou, "eu sinto como se tivesse uma grande chance acontecendo agora. Vai ser única. "Eat Me, Drink Me" está abrindo a janela e isso vai ser o Furacão Katrina."

Em 18 de março de 2009, a revista Kerrang! publicou que o álbum continha um total de 15 faixas e que a última música se chamava "15". Eles também revelaram outra música chamada "We're from America". A faixa foi lançada exclusivamente no website oficial da banda como download no dia 27 de março de 2009. O primeiro single do álbum, "Arma-Goddamn-Motherfuckin-Geddon", foi lançado nas rádios no dia 21 de abril e atingiu a posição 37 no Billboard Mainstream Rock Chart. 
O álbum saiu em 29 de maio de 2009 e ficou em quarta posição na Billboard 200 com 49.000 cópias vendidas. 

O oitavo álbum de estúdio da banda, intitulado de Born Villain, foi lançado no dia 1 de maio de 2012 pela gravadora independente Cooking Vinyl, em parceria com o selo musical de Manson, "HELL, ETC". Em entrevistas, Manson revelou que este álbum seria em um tom mais pesado do que as obras anteriores , descrevendo o som como um estilo "Suicide Death Metal".

Em novembro de 2010, Twiggy disse: "Nós estamos trabalhando em um novo álbum. Está quase pronto e provavelmente deve sair no próximo ano. [...] É o nosso melhor disco, eu acho. Quero dizer, todo mundo sempre diz isso, mas eu acho que esse é o nosso melhor trabalho até agora... É como uma espécie de punk rock do Mechanical Animals, sem ser pretensioso."

A perspectiva de um oitavo álbum de estúdio da banda foi confirmada pelo próprio Manson em entrevista à Metal Hammer, em 3 de dezembro de 2009. Manson disse: "Acabamos de sair do nosso contrato com a gravadora Interscope, então acho muito criativo o modo em que minhas mãos foram amarradas em um monte de opções - videoclipes - coisas assim. E o primeiro exemplo é o mais novo vídeo, que claramente não teriam me permitido fazer. Assim nós começamos a escrever músicas novas - parecido com o álbum do David Bowie, Aladdin Sane. Acho que as pessoas podem esperar algo novo, muito mais cedo do que nós". 
Em 24 de janeiro de 2010, Manson confirmou no perfil oficial da banda no MySpace que o novo álbum estava oficialmente em "construção". Em abril de 2010, disse durante sua aparição na Revolver Golden Gods Awards que a banda havia gravado 13 músicas, um dos motivos pelo qual deixou de comparecer em uma série televisiva sobre vampiros. Manson também mencionou o álbum em uma entrevista com Full Metal Jackie, onde afirmou que estava em "meio caminho andado". Durante uma entrevista com Eric Blair em 3 de novembro de 2010, Twiggy indicou que o novo álbum estava "quase pronto". Em 24 de fevereiro de 2011, Ginger Fish anunciou sua demissão da banda, promovendo a busca de um substituto. Em 2 de setembro de 2011, o álbum foi oficialmente intitulado Born Villain, contando com a entrada de Jason Sutter, que tocará na turnê do disco.

Em 3 de novembro de 2011, foi anunciado que Chris Vrenna tinha deixado oficialmente a banda após contribuir para a produção de Born Villain.

Após muita especulação, foi anunciado em junho de 2012 que Marilyn Manson e Rob Zombie fariam um turnê juntos no final de setembro até o final de outubro nos Estados Unidos, e na Europa em dezembro e se seria nomeada de "Twins of Evil".

The Pale Emperor (2014 - presente)


No final de 2013, a banda voltou para o estúdio com o propósito de gravar um novo disco. Foi anunciado então o lançamento de um novo álbum, que até então não tinha um título oficial. O primeiro single do álbum, Third Day of a Seven Day Binge foi lançado no dia 26 de outubro de 2014 na BBC Radio 1 Rock Show, e logo após o lançamento, a música foi disponibilizada para download no site oficial da banda. Em dezembro, com o álbum já intitulado de The Pale Emperor, foi lançado o segundo single, Deep Six.

O álbum foi lançado no dia 19 de janeiro de 2015 no Reino Unido pela Cooking Vinyl e no dia 20 de janeiro de 2015 nos Estados Unidos pela Loma Vista Recordings.

No Brasil, o lançamento do The Pale Emperor ocorreu no dia 25 de março de 2015 após ter o seu lançamento adiado por causa do Carnaval. O álbum foi lançado apenas na versão regular pela gravadora Lab 344.


Integrantes atuais

Marilyn Manson - vocal
Paul Wiley - guitarra e backing vocal
Twiggy Ramirez - baixo
Gil Sharone - bateria

Ex - Integrantes

Zsa Zsa Speck
Olivia Newton Bundy
Gidget Gein
Sara Lee Lucas
Daisy Berkowitz
Zim Zum
Jonh 5
Madonna Wayne Gacy
Tim Skold
Rob Holliday
Wes Borland
Andy Gerold
Ginger Fish
Chris Vrenna
Jason Sutter
Spencer Rollins
Fred Sablan
Tyler Bates

Discografia

Álbuns de estúdio:

Portrait of an American Family (1994)

Antichrist Superstar (1996)

Mechanical Animals (1998)

Holy Wood (In the Shadow of the Valley of Death) (2000)

The Golden Age of Grotesque (2003)

Eat Me, Drink Me (2007)

The High End of Low (2009)

Born Villain (2012)

The Pale Emperor (2015)

Compilações:

Lest We Forget: The Best of (2004)

Lost & Found (2008)

EPs:

Smells Like Children (1995)

Remix and Repent (1997)

Ao vivo:

The Last Tour On Earth (1999)


Redes Sociais e Site Oficial:

Facebook
Twitter
MySpace
Instagram
Site Oficial (em inglês)